top of page

expedição
brinquedo de ler

SOBRE

 

Utilizando a poética da expedição, que vai da preparação dos convites até a imersão coletiva no território escolar, três trilhas contemplarão o público convidado:

Trilha da Experienciação – Nesta fase será realizado o Seminário Criança-Corpo-Cidade, que convida os participantes às reflexões sobre dramaturgias e estéticas para infâncias a partir da obra “Brasília, Brinquedo de Ler” em oficina e rodas de conversa mediadas pela Tríade Brinquedo. O seminário terá carga horária de 8 horas, divididas em 2 encontros de 4 horas. O encontro acontecerá no IDA - Instituto de Artes da UnB, e será dedicado ao público de estudantes de licenciatura em artes da universidade.

A oficina “Brinquedos de Ler a Cidade” será ministrada para 30 pessoas inscritas, com duração de 4 horas, e abrirá o Seminário Criança-Corpo-Cidade, que também contará com a apresentação do espetáculo "Brasília, Brinquedo de Ler", da Tríade Brinquedo, em sua programação. A partir do seminário, o projeto, que é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, irá selecionar quatro estudantes para monitoria remunerada durante as demais etapas de inserção nas escolas. Essa é uma ação de caráter profissionalizante, que parte do desejo de proporcionar aos estudantes de licenciatura uma experiência prática em arte-educação e uma introdução à cadeia produtiva da cultura do DF.

Trilha da Fruição – A fruição aqui refere-se ao ato de desfrutar, de ter prazer de uma apreciação significativa sobre as artes em suas multilinguagens. É aqui que se dá uma investigação, já desdobrada pela Tríade Brinquedo, sobre as estratégias de encantamento do público, sempre convidado a confiar (fiar junto) nas poéticas estruturantes da Expedição. Nesta etapa o projeto contará com apresentações mediadas do espetáculo autoral da Tríade, “Brasília, Brinquedo de Ler”, que traz em sua dramaturgia um jogo de imaginações sobre a criação de uma cidade, inspirada pela relação entre Lúcio Costa, urbanista que projetou Brasília, e sua esposa, Julieta Guimarães. Será realizada, ainda, uma apresentação destinada ao público de estudantes de Licenciatura em Artes da Universidade de Brasília e pessoas convidadas, que acontecerá entre rodas de conversa que compõem o Seminário “Criança-Corpo-Cidade”. As outras apresentações acontecerão em escolas públicas que atendem o Ensino Fundamental 1 das regiões administrativas do Guará e de Taguatinga.

Trilha da Materialização – Este caminho indica as materialidades produzidas a partir deb todo o processo. Tudo que se pode registrar, guardar e tocar, enquanto matéria, se dá neste espaço. Nesta fase haverá a criação de um produto audiovisual em curta metragem, bem como mapas afetivos: obras criadas coletivamente com as crianças durante as oficinas e imersões nas escolas. Esses mapas são uma expressão em artes gráficas dos olhares dos estudantes sobre as escolas que moram na escola: uma síntese imagética e lúdica da pluralidade de afetos colhidos pelas crianças sobre as presenças delas e de todas as pessoas que movimentam os territórios públicos de educação.

FICHA TÉCNICA

 

Coordenadora artístico-pedagógica, atriz e arte-educadora: Ana Flavia Garcia

Atriz e arte-educadora: Elisa Carneiro

Diretor, dramaturgo, artista gráfico, gestor de mídias e arte-educador: Gabriel Guirá

Produtora: Ana Paula Martins

Gestor: Pedro Caroca

Fotógrafa e cinegrafista: Nath Britto

Assessor de imprensa: Josuel Junior

Trilha sonora: Satanique Sambra Trio e Saregama

Operador de som: Fernando Franq

Artistas convidados: Anna Menezes, Guilherme Bitencourt e José Regino

bottom of page