
MALACATIFA

Foto: Nath Britto

Foto: Nath Britto

Foto: Nath Britto

Foto: Nath Britto
SOBRE
Malacatifa é um projeto artístico multidisciplinar de ocupação e encantamento dos espaços públicos de convivência da nossa cidade. Nascida a partir da força simbólica da serpente, a exposição interativa para todas as idades une poesia, teatro, música, artes plásticas e gráficas, num convite a reinaugurar nossa presença nos nossos espaços.
Em sua temporada de estreia, chamada"12 Formas de Sonhar a Praça", contemplado pelo Edital Regionalizado do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, a serpente percorre 12 praças do Guará, em ações de 04 horas de duração, ao longo dos finais de semana entre agosto e outubro de 2021.
Esta ação artística expandida da Tríade, que tem a característica de misturar linguagens artísticas pelo viés social, produz também uma publicação a partir da soma de registros textuais e imagéticos, literais e poéticos, reais e ficcionais, sobre todas as etapas da experiência. “A partir dos nossos trabalhos na Tríade, criamos a Benteli, um projeto paralelo de editoração e materialização das nossas próprias obras literárias.”, conta Gabriela Guirá, coordenador geral do projeto.
Para a criação de Malacatifa, todas as peças gráficas, os cenários itinerantes, a trilha sonora, a dramaturgia, as performances e as narrativas para o livro, compõem um conjunto de criações originais, pensadas para convidar e receber as pessoas de sua comunidade. É um convite ao público a se relacionar das maneiras mais diversas e abertas com a obra de arte e seus diferentes formatos, fazendo com que todos se tornem atuantes estéticos em comunhão coletiva na rua.
“Nesta ação artística tudo está para as pessoas, pode tocar, pode olhar, pode sentir, pode poetizar e pode jogar livremente. O espaço é nosso. A cidade é nossa. A responsabilidade de interagir de maneira comprometida com os espaços públicos é nossa, de todos, da comunidade, da sociedade. E nós, artistas, teremos muito trabalho a fazer na reestruturação social pós-isolamento, vetorizando os afetos e a capacidade coletiva de sonhar.” (Ana Flavia Garcia)
FICHA TÉCNICA
Artistas criadores: Ana Flávia Garcia, Elisa Carneiro e Gabriel Guirá
Direção de arte: Marley Oliveira
Fotografia: Nath Britto
Trilha Sonora: Lupa Marques e Jota Dale - Duo Má Vontade
Produção: Ana Paula Martins
Gestão: Pedro Caroca
Projeto Gráfico e Editorial: Gabriel Guirá
Criação da Publicação: Benteli
Assessoria de Imprensa: Maíra Brito
Intérprete de Libras: Tatiana Elizabeth
Realização: Tríade Brinquedo
MATÉRIAS SELECIONADAS