
brasília,
brinquedo de ler

Foto: Nath Britto

Foto: Nath Britto

Foto: Nath Britto

Foto: Nath Britto
SOBRE
BRASÍLIA BRINQUEDO DE LER recria de forma absurda e misteriosa, a história da construção de Brasília passeando pela linguagem poética dos sonhos. É um convite para que as infâncias de todas as idades brinquem de ler a cidade e o nosso lugar dentro dela.
O projeto nasce do desejo de olhar a cidade de Brasília na perspectiva de sua origem embrionária, desde a decisão política da mudança da capital até as poéticas da invenção de uma cidade no meio do planalto central.
A dramaturgia aborda a relação entre os personagens Lucito e Leleta, criaturas de uma infância de qualquer idade, metaforicamente inspirados no urbanista Lúcio Costa e sua esposa Julieta Guimarães. Ao se depararem com a possibilidade do projeto de Brasília, frequentemente comparado a um avião, ter sido inspirado em uma borboleta como homenagem de Lúcio Costa à sua esposa, a quem o urbanista chamava de Leleta, os artistas passam a pesquisar, por meio da linguagem livre e vertiginosa dos sonhos e do brincar, as possibilidades de leitura sobre uma cidadania.
Desde o nascimento, a obra é continuamente investigada, transitando por diferentes espacialidades e transformando sua forma aos convites de cada uma delas: 2018 ocupamos o espaço público da Praça dos 3 Poderes; 2019 adentramos o espaço físico do teatro; 2020 criamos uma versão virtual; 2021 chega a uma versão híbrida, presencial e online.
A obra foi contemplada pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF, compõe o Catálogo Dramática Iberoamericana do Centro Latino Americano de Creación e Investigación Teatral, e integrou a programação do Festival Itinerante de Leitura - Uniduniler Todas as Letras em 2018, do I Festival de Teatro e Arte-Educação do DF e do 20º ASSITEJ World Congress em Tóquio, ambos em 2021.
FICHA TÉCNICA
Realização: Tríade Brinquedo
Atrizes Criadoras: Ana Flávia Garcia e Elisa Carneiro
Iluminação: Ana Quintas
Direção e Dramaturgia: Gabriel Guirá
Fotos: Nath Britto
MATÉRIAS SELECIONADAS